Colaboração especial com o programa Literatura Aqui


O Clube de Judo colaborou no episódio 26 do programa Literatura Aqui, da RTP 2.

Além da cedência do dojo para as filmagens, Patrícia Matias e João Crisóstomo foram protagonistas na interpretação de um excerto de Anna Karenina, de Lev Tolstoi, versando a temática do Adultério.

Veja aqui o programa  Literatura Aqui | 27 Jun 2017 | Episódio 26

Sinopse:

Pedro Lamares está num Cabaret. Começa por recordar algumas das histórias de traição mais célebres da Literatura. Ao longo dos séculos, a traição feminina tem sido referida como causa de grandes conflitos.

Segue-se a voz de Filipa Leal com um excerto de Anna Karénina. Em reportagem, tratamos de conflitos de outra ordem com o testemunho de José Eduardo Agualusa, que acaba de vencer o International Dublin Literary Award.

A poesia chega-nos no feminino – Senhora Vermeer e Senhora Diego Rivera, de Ana Paula Inácio. Tempo ainda para Alexandre O”Neill, Ovídio e, a fechar, uma passagem do romance de João Felgar, Síndrome de Antuérpia, ao mesmo tempo que percorremos as ruas duma aldeia perdida no tempo. Despedimo-nos assim. O Literatura Aqui vai de férias. Regressamos em setembro.

A palavra escrita sempre em primeiro lugar, seja ela muito conhecida, pouco ou até totalmente desconhecida. A terceira série do “Literatura Aqui” traz mais palavras, personagens, perguntas e histórias de vida com livros dentro.

Pedro Lamares e Filipa Leal continuam a escolher e a ler textos literários de todos os géneros – poesia, ensaio, teatro, conto, crónica, fábula, novela, policial, romance. A par destas escolhas de obras publicadas, surge a vontade de conhecer as palavras de novos autores, ou seja, a Literatura não publicada.

Através da rubrica “Escreva Para Aqui”, todos os meses, revelaremos textos inéditos nos mais diversos estilos. E se nas primeiras séries partilhámos títulos marcantes para diferentes personalidades com as rubricas “O livro da minha vida” e “O livro que não volto a ler”, à terceira é tempo de perguntar sobre as figuras dos livros que habitam as personalidades de hoje com a rubrica “A personagem da minha vida”.

De quando em vez, sem promessa de prémio, há perguntas de cultura-geral-de-livros com as várias hipóteses de resposta: A, B, C ou D? No final do episódio, há confirmação da resposta certa.

Em reportagem: os lugares da literatura, das livrarias às editoras; as biografias dos que fizeram história pelos livros, dos escritores aos livreiros; as criações de outras artes que se inspiram na literatura e outras tantas histórias com sentido nos livros. Literatura Aqui e em toda a parte.

Fonte: RTP