Venham mais 20!

Criada há 20 anos, a Faculdade de Educação Física e Desporto da Lusófona não tem parado de crescer. Mais alunos, atletas de alta competição nos cursos, presença assídua nos Campeonatos Nacionais Universitários, uma revista científica e vários Núcleos fazem o orgulho do director, Jorge Proença.

Considerado um projecto de risco na altura, como conta Jorge Proença, diretor dos Cursos de Desporto da Universidade Lusófona, hoje a Faculdade de Educação Física e Desporto comemora duas décadas e tem provas dadas ao nível nacional e internacional. “O grande objectivo de formar bons profissionais na área do fitness, treinadores e professores foi alcançado”, declara o director.

Para o diretor, que está há vinte anos à frente do primeiro curso de Desporto privado em Portugal, a motivação em continuar e fazer melhor é muita, pois “apesar de tudo o que foi conseguido durante este tempo, sentimos que ainda há muito para fazer”.

Bolonha cria três ramos
Criado em 1991, o curso contava na altura com quatro turmas na licenciatura. Os primeiros licenciados em Desporto pela Universidade Lusófona completaram o curso em 1995/1996. Em 2006, com o Processo de Bolonha, o curso sofre uma reestruturação, passando a licenciatura de cinco para três anos. Nascem também os três ramos: Treino Desportivo, Exercício e Bem-Estar, Educação Física e Desporto Escolar.

Hoje, só no primeiro ano, o curso conta com dez turmas, cinco de Educação Física e Desporto Escolar, três de Exercício e Bem-Estar e duas de Treino Desportivo. Para Jorge Proença esta transição não foi fácil, mas “ao mantermos as linhas mestre essenciais da licenciatura de cinco anos, permitiu que adaptação fosse mais fácil, e o resultado foi bastante positivo como está à vista de todos”.

A trajetória do curso ao longo das duas décadas de existência permitiu que se afirmasse como um dos melhores ao nível nacional. Prova disso é a presença assídua nos campeonatos nacionais universitários e o número de alunos inscritos, entre os quais se encontram atletas de alta competição, como a medalhada judoca Telma Monteiro ou jogadores de futsal do Benfica.

“Um curso diferente dos outros”

Jorge Proença explica o êxito: “este curso é diferente dos outros ao nível de ensino e dos equipamentos que são colocados à disposição dos seus alunos, daí a sua grande procura”.

Para além das licenciaturas e dos mestrados que o curso oferece, os alunos têm à sua disposição uma panóplia de atividades onde podem participar ativamente. Desde os núcleos de Judo, Surf, Voleibol e um ginásio, às equipas universitárias de Futebol 11, Futsal, Voleibol masculino e feminino e Basquetebol.

A direção do curso desenvolveu ainda o Voleibol Kids, que permite aos mais pequenos começar a lidar com a modalidade, havendo mesmo competições e torneios onde os mesmos participam.

“Uma escolha natural”

Para Rúben Moreira, estudante de Treino Desportivo, os cursos de desporto da Lusófona são “uma escolha natural para quem quer ingressar em desporto”. A diversidade de áreas e as condições oferecidas são as mais-valias que justificam a opção, considera.

Já Francisco Martins, estudante de Exercício e Bem-estar, destaca o facto de o curso da Lusófona dar aos alunos bons alicerces para o futuro profissional. “Quanto mais preparados sairmos da licenciatura, mais facilidade temos no mercado de trabalho”, garante. Para Francisco Martins, a quantidade de alunos que entra todos os anos no curso de desporto “é uma prova de que se está no bom caminho”.

Para o futuro, Jorge Proença quer que os próximos vinte anos sejam tão bons ou melhores que os que passaram, “mas o fundamental é termos sempre um feedback positivo dos nossos alunos, tanto daqueles que já cá estão, como daqueles que vão ingressar nos cursos, pois foi a pensar neles que criámos este curso e é por eles que vamos continuar”.