Telma Monteiro vence prémio de Melhor Desportista Feminino

Depois de ser agraciada com o Globo de Ouro de Melhor Desportista Feminino em 2010 e 2011, Telma Monteiro volta a ser premiada na Gala do Ano. “Obrigada à SIC e à CARAS. Aos colegas de trabalho, à família e ao Sport Lisboa e Benfica, clube sem o qual a Telma não poderia ser uma atleta profissional”, agradeceu a representante da atleta.

O prémio foi entregue por Júlia Pinheiro e João Paulo Rodrigues.

Telma Alexandra Pinto Monteiro nasceu a 27 de dezembro de 1985, em Almada. A sua carreira desportiva começou com incursões no futebol e no atletismo, mas, aos 14 anos, começou a praticar judo por incentivo da irmã. Treinada por Jorge Gonçalves, a atleta compete atualmente pelo Sport Lisboa e Benfica.

Telma conquistou uma medalha logo na sua primeira competição oficial, dando assim início a uma carreira que a leva a ser a melhor judoca portuguesa de sempre, contando já no seu curriculum, entre outros, com quatro títulos de campeã da Europa e quatro títulos de vice-campeã mundial.

Participou nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e de Pequim, em 2008, onde se classificou em 9.º lugar.

Em 2011, Telma Monteiro formou-se em Educação Física e Desporto pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Em 2012 foi escolhida para ser a porta-estandarte da comitiva portuguesa nos Jogos Olímpicos de Londres. Contudo não conseguiu conquistar a tão almejada medalha olímpica, uma vez que foi eliminada logo no seu primeiro combate da competição. Esta é mesmo o troféu que escapa a Telma Monteiro, que espera alcançar o feito no Rio de Janeiro, em 2016.

A judoca portuguesa lidera o ranking mundial de judo, na categoria de -57 kg, e soma neste momento um total impressionante de medalhas em Taças do Mundo, Campeonatos Europeus e Campeonatos do Mundo.

Em 2011, Telma Monteiro formou-se em Educação Física e Desporto pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

No ano passado, a judoca do Benfica conquistou a medalha de pretas nos Mundiais de Judo, na Rússia.

Este é o terceiro Globo de Ouro para Telma Monteiro, que já tinha vencido em 2010 e 2011.

Na mesma categoria estavam nomeadas Filipa Martins (ginástica artística), Sara Moreira (atletismo) e Teresa Almeida (bodyboard).