Festival Olímpico da Juventude Europeia 2017

A Joana atingiu um promissor 7º lugar na categoria de -63 kg, vencendo três combates em cinco disputados. No primeiro combate na categoria de -63 kg derrotou a adversária da Lituânia Aida Vasiliauskaite no ponto de ouro. Nos quartos de final venceu a britânica Holly Jones por wazari (2).

A Joana perdeu o combate dos quartos-de-final frente à georgiana Mariam Tchanturia, a futura vencedora da prova, e foi repescada, continuando em prova para lutar nos combates de acesso ao bronze.

No combate seguinte derrotou a croata Lucija Glumac, por ippon e, no segundo combate de repescagem, não conseguiu chegar ao combate para a medalha de bronze, perdendo igualmente por ippon com a italiana Elisa Toniolo, terminando em 7º. Parabéns pelo percurso.

Gonçalo Lopes defrontou na categoria de -66 kg os atletas belga Abdul Malik Umayev e estónio Deniel Nuriev, tendo perdido ambos os combates por wazari.

André Cravo perdeu o primeiro combate com o checo Jan Svoboda e não garantiu o acesso às repescagens.

O acompanhamento do treinador Pedro Pratas foi muito importante para os atletas neste Festival, que é uma ante-câmara dos Jogos Olímpicos.